quarta-feira, 17 de julho de 2013

66º Dia!!! Indice glicêmico....



Oi amigas! hoje vou falar do índice glicêmico dos alimentos que é muito importante para o nosso processo de emagrecimento.
O que muita gente que está querendo perder uns quilinhos não sabe é que em primeiro lugar devemos nos preocupar com a insulina produzida e liberado no nosso organismo. Isso mesmo, a insulina é muito importante para quem está pensando em perder peso pois ela é um hormônio que faz a glicose entrar na células do fígado, dos músculos e principalmente as células do tecido adiposo!! Quando essa glicose está em excesso ela vai ser armazenada na forma de gordura.
Quando comemos um alimento com alto indice glicêmico, isso indica que este alimento é digerido e absorvido de uma forma muito rápida aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea. Então comendo este tipo de alimento teremos um pico de glicose. Então o que acontece??? o nosso organismo libera grandes quantidades de insulina para equilibrar as quantidades de glicose no sangue. E então o que essa insulina faz?? como tem muita glicose no sangue a insulina vai armazenar o excesso na forma de gordura. E isso a gente não quer não é mesmo meninas???
Então não adianta só ficar dentro da quantidade de calorias, é preciso ingerir alimentos de baixo indice glicêmico para não aumentar drasticamente a quantidade de glicose no sangue.
Por isso que não devemos só nos ater nas calorias, temos que ver também a qualidade do alimento.
200 cal de doce não é o mesmo que 200 cal de aveia por exemplo. O doce vai ser transformado rapidamente em glicose, vai aumentar muito a glicose no sangue, o corpo para equilibrar vai liberar grandes quantidades de insulina e essa por sua vez vai estocar o excesso de glicose em forma de gordura. A aveia tem um indice glicemico baixo, vai ser digerido lentamente e não terá o pico de glicose. Com isso não será liberada grande quantidade de insulina e não haverá armazenamento em forma de gordura.
Mas tb não podemos ficar fissuradas só no indice glicemico, temos tb que preocupar com a qualidade do alimento. Sempre tentar escolher o mais saudável!!!
E tb tem que ver o grau de atividade física. Pois uma pessoa que malha pesado precisa de alimentos de alto indice glicêmico para repor a energia perdida e ter uma boa performace no exercício. Então de acordo com a nossa condição devemos adotar uma postura diferente diante da alimentação. O bom mesmo é sempre procurar orientação profissional.

Bom pessoal tentei explicar para vcs de uma forma mais clara. Mas este processo é bem complicado e envolve várias coisas, mas o que temos que entender é isso. Espero que vcs tenham entendido a importância do controle dos níveis de insulina...e espero que isso ajude vcs assim como está me ajudando...qualquer dúvida é só perguntar...

Por hoje é isso!! Daqui ha alguns dias eu vou poder contar a novidade a vcs...me aguardem!!! falta pouco...
Beijos e até mais!!

Nenhum comentário: