quinta-feira, 23 de maio de 2013

11º Dia!! Vícios e compulsão...


Oi amigas...e aí como estão?? animadas com a RA e a AF??? espero que todas estejam super animadas assim como eu...
Hoje me pesei e mais 400 gr foram embora...estou pesando 73,4 kg...meu processo de emagrecimento está indo super bem...estou bem focada, bem centrada e acho que desta vez nada atrapalha alcançar o meu objetivo. 
Eu estava pensando, pq tem fases que a gente está super determinada, focada, com a força de vontade lá em cima e de repente acontece alguma coisa que atrapalha tudo e a gente coloca tudo a perder, perde a força de vontade e lá se vai o nosso objetivo...
Eu já passei por várias dietas. Já passei por várias tentativas de emagrecimento. E não sei pq quando tudo está bem, quando eu já tinha perdido muito peso, algo acontece e começo a comer sem freios e engordo tudo de novo. Isso sempre aconteceu...e eu não entendo o porque...
Sei que este assunto é bem complexo, mas hoje acho que sei por onde isso tudo começa. O problema é que sou viciada...isso mesmo!! sou viciada em comida...não consigo me controlar diante dela. Como muito e não tenho medidas. Parece que tenho que ficar empanturrada o tempo todo para me sentir bem...Se deixar eu fico comendo o dia todo, beliscando...sabe como é? não me contento com um bombom, preciso comer a caixa toda. Gente isso é verdade!! descobri que sou viciada em comida. E claro só quero coisas engordativas...nada saudáveis. É como o alcoólatra que não consegue parar em 1 copo. Precisa da garrafa toda...É assustador, mas é isso. Se eu não estou de dieta eu como assim....que horror!!! mas é verdade!! 
Mas tem algo dentro de mim que não quer ser assim, tem algo que me faz querer ser saudável e ter uma relação normal com a comida. Mas as vezes o lado obscuro vem a tona e começa tudo de novo.
Porém eu já identifiquei esses momentos, sei o que detona o gatilho. Agora estou preparada!! 
E qual o segredo?? Ritmo gente!! isso mesmo!! manter o ritmo é ele que mantem tudo no lugar...é a famosa inércia. Tudo tendo a permanecer no seu estado até que uma força intervem e muda este estado....
Se eu estou em um estado de foco total, determinação total, tudo indo bem, fazendo minhas refeições certinhas, minha atividade fisica certinha, eu não posso deixar que nada mude, que nada altere, que nada atrapalhe...
Não posso deixar meu vício aparecer e detonar a compulsão, tenho que me policiar e deixar tudo em um ritmo certo para tudo continuar fluindo bem...e para isso nada de mudanças...
É mais ou menos assim: estou em uma dieta, fazendo tudo certinho...de repente acontece algo, tipo uma festa, ou um jantar fora, ou um almoço na casa da mãe, ou uma ida no shopping, ou uma viagem, essas coisas. E vc diz assim vou comer isso só hoje, afinal é um aniversário, ou um jantar de comemoração, ou só um sorvetinho com a amiga, ou estou longe de casa. Gente!! olha o vício!!! depois disso vem aquele sentimento de culpa e a gente pensa assim: ah, já comi isso mesmo, já extrapolei mesmo, já está perdido mesmo, então vou comer mais...e começa a comer sem parar, vem a compulsão e o processo de emagrecimento se acaba. Aconteceu várias vezes comigo. Se fosse ficar só naquele jantar, ou só naquele sorvete, ou só naquele pedaço de pizza...mas não fica. Tem algo dentro de mim que acorda e lá se foi tudo. O vício é dificil!! Sei que não consigo me segurar diante da comida...bom, ainda não consigo!! um dia vou conseguir...mas por enquanto não!! 
Então o jeito é me policiar, não deixar detonar o gatilho e manter a inércia!!! Se eu tiver que sair pra jantar tenho que ter certeza de que lá vai ter o que eu como normalmente. Se não tiver é melhor não ir...Se for em um aniversário, minha cota é 1 brigadeiro. Só 1!! e claro não como o meu chocolate no almoço...
Se for viajar tenho que levar tudo que vou comer pra não correr o risco de ter que comer outras coisas...Se for almoçar na casa da família levo uma salada e como com uma carne grelhada...Se for comer um sorvete no shopping peço do yogoberry, e claro do diet!! assim não detono o gatilho da culpa e não vem a compulsão...

Bom amigas...por hoje é isso, só queria contar isso pra vcs e tentar compartilhar minhas experiências. Descobri isso na última viagem que fiz. Fui passar três dias em outra cidade, estava de dieta e lá coloquei tudo a perder novamente...então pensei muito sobre isso e descobri o que me faz desistir e nunca chegar a minha meta. Agora me conheço mais e sei os meus pontos fracos...ficou bem mais fácil!! então vamos em frente!! beijos e até mais!! 

3 comentários:

Carol Küster disse...

Seguindo!!! Força, é muito difícil vencer o vício pela comida, contornar as ideias gordas... mas você consegue! Nós iremos conseguir, estou na luta como você. Estava com 73, em um ano consegui chegar a 63kg, demorou mas nunca mais tive o tal efeito sanfona. Agora minha meta são os 56kg. Vamos com vontade que a gente consegue!

Carla Renata disse...

lindeza.. eu tbem sou "viciada" em comida.. ou seja.. diagnosticada como compulsiva alimentar..um pouquinho.. um pedacinho.. uma porção de gente normal pra mim não resolve.. e é muito dificil.. o ke ajuda muito é pensar em "só por hoje" e criar uma rotina quase cronometrada pra todo dia..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

Unknown disse...

querida.. é muito dificil este ttranstorno! eu ja sei tudo o que tenho de fazer quando a vontade ataca mas nesse moments eu nem me lembro do que tenho a fazer porque a vontade é tanta que pareço uma drogada a procura da seringa :(