sábado, 15 de junho de 2013

34º Dia!!! temos que ter auto-controle...


Olá  meninas!! como está o find de vcs?? o meu está indo super bem!! RA está com tudo em cima e AF também. Hoje fui a academia...ah como é bom a sensação quando saímos de lá!! não fico mais sem...
Estou muito feliz com o meu processo e com a minha evolução. A cada dia estou melhor!! Agora não paro mais, e chego a minha meta.
Nesta longa caminhada o auto-controle é muito importante. E o meu está bem forte! Estou conseguindo me controlar diante da comida e isso ajuda muito...aliás é fundamental em um processo de emagrecimento.
Além da reeducação alimentar, é preciso cuidar da reeducação cognitiva, que nada mais é do que nossos pensamentos e nosso comportamento diante da nossa alimentação. Afinal o alimento não vai parar em nossas bocas sozinho.
A maioria de nós quando iniciamos um processo de emagrecimento pensamos primeiro no que vamos comer, no que vamos restringir, no valor calórico dos alimentos, na dieta que aquela famosa fez e emagreceu, ect. E não paramos para pensar no que seria mais importante que é nossas próprias atitudes diante da comida.
Antes de tudo, reeducação alimentar requer autoconhecimento, pois só assim termos autocontrole.
Temos que passar a observar mais o que se passa na nossa cabeça em relação a comida, como que a gente se sente, como a comida nos influencia e que atitudes temos diante da comida. O nosso comportamento ativa as nossas emoções. Por isso conhecer e controlar nossos pensamentos ajuda muito a termos autocontrole.
É mais ou menos assim: 
Temos um pensamento, "preciso emagrecer logo". Daí vem a emoção que age nos trazendo ansiedade. E esta ansiedade faz a gente comer em excesso.
Isso traz outro pensamento: "não consigo fazer RA". Aí vem a emoção trazendo tristeza por não conseguir, e nosso comportamento nos faz comer compulsivamente e isso se torna uma cadeia sem fim de pensamentos, sentimentos e emoções que nos fazem desistir da RA.
É ou não é assim que acontece???
E por não entender o funcionamento desta cadeia muita gente desiste da RA. Essas pessoas pensam que não conseguem nunca emagrecer e que são incapazes de levar adiante uma reeducação alimentar. Emocionalmente se tornam desanimadas diante do processo de emagrecimento.
E a mudança começa no autoconhecimento. Conhecer a si mesmo, é muito importante. Saber como vc vai agir diante das situações ajuda muito. Pois assim podemos planejar como vamos sair desses pensamentos sabotadores.
Por exemplo: Vc está de dieta e vai a uma festa. Lá vc come 5 brigadeiros. Até aí tudo bem...mas então vem aquele pensamento: "pra que fui comer isso, quebrei a minha dieta, não consigo mesmo fazer RA"...então vem a tristeza que faz a gente comer compulsivamente. Se vc sabe que vai agir assim então planeje, não coma os brigadeiros. Saia de casa com seu pensamento fixo, sabendo o que vai comer. Assim fica mais fácil de fugir desses pensamentos.
Bom, eu acho que funciona assim, comigo dá muito certo...
Meninas tenham um ótimo final de semana...bjs!!!

Um comentário:

Carla Renata disse...

o auto controle é a peça-chave do emagrecimento.. eu particularmente tenho uma relação um tanto quanto "perigosa" com a comida.. mas entre mortos e feridos todos sobrevivem..kkkkk.. bjokas lindona e sucesso sempre